10/07/2024

imagem do post imagem do post

Compartilhar artigo

Um projeto bem executado é aquele que presta atenção aos detalhes. A limpeza do vidro é um desses detalhes que pode fazer toda a diferença. 

Um vidro limpo e sem manchas pode melhorar a aparência do projeto e até mesmo aumentar a vida útil do material.

Pensando nisso, hoje vamos falar de uma dúvida que muitas pessoas têm: como limpar vidro? Pode usar sabão neutro? Confira abaixo as dicas! 

Entendendo o vidro 

O vidro, em sua essência, é uma superfície lisa e não porosa, o que torna a limpeza uma tarefa aparentemente simples. No entanto, ele é também um ímã para poeira, impressões digitais e manchas, podem surgir no material ao longo do dia a dia, exigindo cuidados específicos para manter seu brilho. 

 

Pode te interessar: 

 

O material certo faz toda a diferença 

  • Esponja ou pano macio: esqueça os jornais e panos comuns. Um pano macio de microfibra ou e uma esponja são os melhores amigos do vidro, pois, deixam a superfície do vidro limpa, além de não deixa fiapos e absorver bem a sujeira e a umidade. Prefira escolher panos que não deixem fiapos na superfície do vidro, de modo que seu resultado seja ainda melhor.

 

Importante: no caso da esponja, novamente, atente-se em usar uma esponja de superfície macia feita especificamente para a limpeza do vidro (e jamais use esponjas de aço ou com fibra abrasiva na hora da limpeza, pois podem arranhar e deixar manchas permanentes).  

Passo a passo para uma limpeza eficaz 

 

Agora que temos as ferramentas certas, vamos ao processo: 

 

  1. Água e sabão neutro
  • Água e sabão neutro são suficientes para a limpeza e manutenção dos vidros. Se for usar algum outro produto de limpeza no mercado indicado, atente-se às informações presentes nos rótulos da embalagem, e se de fato, o produto é indicado para este fim, não prejudicando o vidro

 

  1. Aplicação
  • Umedeça o pano de microfibra em água ou esponja aplique no vidro em movimentos circulares ou verticais, evitando deixar áreas sem cobertura. Evite acúmulo de água ou sabão nas bordas vidros.  

 

  1. Lembre-se sempre de higienizar os acessórios

Da mesma forma que é importante limpar o vidro, também é preciso cuidar da higiene dos acessórios como ferragens, esquadrias etc. Lembre-se de usar produtos adequados para cada material de acordo com as recomendações de seus fabricantes.

  1. Toque final
  • Passe um pano de microfibra seco para eliminar qualquer marca de água e dar aquele brilho. 

Quer algumas dicas extras?

  • Atenção às bordas: a sujeira costuma acumular-se nas bordas. Não se esqueça de limpar bem essas áreas. 

 

  • Prevenção de acidentes: sempre use luvas e, se necessário, equipamento de segurança ao limpar vidros em locais altos. 

 

  • Não fuja do básico: os vidros e espelhos devem ser limpos com pano macio, água morna e sabão neutro.

 

  • Sem materiais abrasivos: não utilize na limpeza dos vidros e espelhos produtos inflamáveis como querosene, thinner, solventes, vinagres e/ou outros produtos de composição para limpar a superfície. Esponjas ou materiais abrasivos, tais como, palhas de aço ou similares que podem gerar riscos ou danos na superfície do produto.

 

Com essas dicas, esperamos tirar as principais dúvidas sobre o assunto e facilitar a vida do profissional que está envolvido diretamente na limpeza e manutenção do vidro. Sabemos que esse trabalho exige cuidado, atenção dobrada e conhecimento das melhores técnicas e produtos.

 

Precisa de mais ajuda? 

 

Se você tiver alguma dúvida ou quiser conversar, fique à vontade para visitar nosso site ou entrar em contato conosco. Estamos à disposição para te ajudar na busca pela melhor solução para o seu projeto! 

 

Conversar com especialista