Antes de falarmos dos tipos de vidro para varandas e/ou sacadas, é importante compreender que, para cada aplicação, temos um produto adequado e é preciso levar em conta não apenas a estética, mas também a sua contribuição com a sustentabilidade, e a segurança e o bem-estar que ele vai proporcionar.
O primeiro passo para a escolha do vidro adequado para sua casa é avaliar a aplicação e função esperada para o produto. No caso de apartamentos, além dos requisitos de segurança, também é importante se atentar ao padrão exigido pelo prédio para saber qual tipo de vidro e esquadria padronizarão com a fachada. Nem todos os prédios deixam a escolha livre aos proprietários, já que cada condomínio, além de atender às normas técnicas de segurança, também possui seu regulamento interno.
- Leia também o artigo Tipos de portas de vidro para a sua casa e planeje mais esse cantinho do seu imóvel.
Melhores tipos de vidro para varandas: conforto e segurança
Se você tem a liberdade de escolher o tipo de vidro para a varanda da sua casa, lembre-se de priorizar a segurança e o conforto. Nesse caso, o vidro de proteção solar para residências Habitat by Cebrace garante uma redução da entrada do calor em até 70%, deixando o espaço agradável e evitando que a sua varanda vire uma “estufa”.
A linha Habitat está disponível em cores e aspectos diversos que você pode conhecer com mais detalhes aqui no site.
Conforto térmico
Em dias quentes, deixar o calor para o lado de fora da casa ou do apartamento se torna uma necessidade. Com o tipo certo de vidro para varanda, a entrada do ar quente no ambiente será minimizada. Isso contribui diretamente com a redução do uso do ar-condicionado e, consequentemente, na conta da energia elétrica, o que colabora também com a sustentabilidade.
Os vidros de proteção solar para residências Habitat by Cebrace foram desenvolvidos para reduzir a entrada de calor sem abrir mão da luminosidade natural e do bem-estar. Este tipo de vidro de proteção solar oferece também a sofisticação para o ambiente, porque tem design diferenciado e está disponível em diferentes cores e aspectos – inclusive na versão incolor, para quem quer integração e transparência. Entre as características e outras vantagens dos vidros Habitat by Cebrace estão:
- Diminuição de até 70% do calor nos ambientes;
- Redução de até 99% dos raios UV na versão laminada;
- Preservação da coloração dos móveis, tecidos e objetos por mais tempo;
- Garantia de economia de energia;
- Alto padrão de acabamento.
Você pode escolher entre os modelos neutro ou refletivo. Enquanto o primeiro favorece a integração entre os ambientes, o segundo é mais espelhado e oferece privacidade, pois inibe a visão de fora para dentro durante o dia.
- Leia também nosso artigo Vidro de proteção solar: como funciona e quais os benefícios? E saiba mais.
Além de optar por um vidro de proteção solar, é necessário aplicar este vidro de forma segura, o que significa definir se o vidro a ser utilizado será laminado ou temperado (vidro de segurança).
Se estivermos falando de uma aplicação que tem se tornado bastante comum em casas e apartamentos que é o vidro utilizado para fechamento de varandas e sacadas, deve-se ter atenção para utilizar o vidro de segurança, ou seja, o vidro laminado de segurança ou temperado de acordo com ABNT NBR 16259 – Sistemas de envidraçamento de sacada.
Não confunda: Vidros que serão utilizados como guarda-corpos em fechamento de varandas mandatoriamente precisam ser vidros laminados de segurança, conforme NBR 7199 – Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações. Isso acontece pois, nesta função, o vidro tem como objetivo preservar a segurança das pessoas e evitar o devassamento do vão.
Segurança: Vidro laminado ou vidro temperado
O vidro laminado possui uma composição com duas ou mais lâminas de vidro interligadas por camadas de polivinil butiral (PVB) ou resina, prensadas sob calor e pressão. Isto faz com que ele entregue um conforto termoacústico maior e, em caso de quebra, os cacos permanecem presos, como ocorre com o para-brisa de um carro quando recebe um impacto forte.
O vidro temperado, por sua vez, possui um processo de fabricação que envolve o aquecimento e resfriamento rápido do vidro em um forno de têmpera. Esse tratamento térmico o torna mais rígido e cinco vezes mais resistente à quebra se comparado ao vidro comum. Se quebrado, seus pequenos fragmentos têm menor probabilidade de causar ferimentos graves. Por isso, é ideal em aplicações que exigem o máximo de resistência contra impactos mecânicos e pressão de vento, por exemplo.
Ambos são considerados vidros de segurança justamente pela maior resistência em relação ao vidro comum e por reduzirem o risco de ferimento em caso de quebras. Mas, no geral, não há um vidro melhor que o outro, apenas caraterísticas diferentes que o farão se encaixar melhor dentro das necessidades pessoais de cada projeto.
Para garantir a segurança é preciso consultar um especialista que siga as normas recomendadas pela ABNT para construção civil.
- Saiba mais em nosso artigo Vidro temperado X vidro laminado: Qual a diferença?.
A Cebrace tem o vidro certo para o seu projeto
Se você continua na dúvida sobre o tipo de vidro ideal para a varanda da sua casa ou apartamento, converse com a gente.
Há 50 anos somos a marca do vidro no Brasil. Por isso, sabemos que nossos clientes, ao optarem por vidros de alta performance, buscam também a integração com a área externa, sem deixar de lado a proteção solar e o bem-estar.
Continue lendo nossos artigos no blog. Eles te ajudarão a decidir a melhor opção de vidro para o seu projeto.