Quando falamos em vidro temperado para banheiro, logo lembramos do box. Se antigamente era comum encontrar nas casas box de acrílico, nos dias atuais esse material caiu em desuso não só pela estética, mas pela durabilidade, praticidade e também por questões de segurança.
Pela ampla utilização de vidro nessa aplicação e por prezar pela segurança do usuário, no Brasil existe uma norma técnica específica para esse produto, a NBR 14207 – Boxes de banheiro fabricados com vidro de segurança. Ela traz os requisitos mínimos de segurança para os materiais utilizados no projeto e na instalação de boxes de banheiro fabricados para uso em apartamentos, casas, hotéis e outras residências.
A norma estabelece que nesta aplicação é primordial o uso de vidro de segurança – podendo ser vidro laminado ou ainda o vidro temperado que é o mais amplamente utilizado nesta aplicação. Essa utilização ocorre por sua maior resistência mecânica e por se fragmentar em pequenos pedaços em caso de quebra, o que reduz o risco de acidentes.
Para além dos recursos de segurança que o vidro adequado proporciona, também adiciona um toque de elegância e amplitude ao banheiro. Com seu design sofisticado e com a possibilidade de pequena ou nenhuma moldura, por exemplo, ele pode fazer seu banheiro parecer maior e mais moderno.
- Leia o artigo Vidro temperado X vidro laminado: Qual a diferença? para entender meais sobre sua estrutura e características.
Benefícios do vidro temperado para banheiro
- Risco reduzido de quebra
O vidro temperado recebe um tratamento térmico que o torna mais rígido e cinco vezes mais resistente à quebra se comparado ao vidro comum, tornando-o altamente resistente após um impacto. Em um banheiro, isso é inestimável, principalmente quando há crianças e idosos em casa, já que ele reduz significativamente a chance do vidro quebrar se alguém escorregar e ir de encontro a ele.
- Potencial de lesão minimizada
No raro evento de quebra do vidro temperado, seus pequenos fragmentos arredondados têm menor probabilidade de causar ferimentos graves em comparação com as bordas afiadas do vidro padrão. Este é um recurso de segurança essencial, principalmente em um espaço onde escorregões e quedas podem acontecer com mais facilidade.
Cuidados e manutenção com o vidro temperado para banheiro
Além de informar que o vidro temperado é uma das opções seguras mais utilizadas em boxes de banheiro, a norma NBR 14207 também fala sobre a espessura do vidro adequada de acordo com o tamanho do painel, visando resistência e durabilidade, e traz as melhores regras e práticas para a instalação desse material fantástico. Os principais pontos abordados são:
- Vidraceiro especializado
De acordo com a NBR 14207, é preciso se atentar à responsabilidade do vidraceiro ao oferecer e instalar o box na sua residência. Primeiramente, ele deve ser um profissional qualificado e treinado para instalações desse produto. Ele deve entregar um manual de uso que o/a oriente sobre o uso do vidro de acordo com as orientações do fabricante do box e informar como agir em caso de problemas.
- Cuidados periódicos
Apesar de mais resistentes, o vidro do box de banheiro precisa de cuidados periódicos com o objetivo de evitar acidentes. Nesse caso, a norma orienta a manutenção preventiva a cada doze meses, com foco na verificação de todos os elementos de fixação e funcionamento, como roldanas, perfis, dobradiças e suportes.
A Abravidro (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos) traz uma lista de possíveis problemas e suas soluções como orientação. Uma delas diz que se o vidro estiver com alguma lasca em suas bordas é preciso trocá-lo para evitar uma provável quebra.
- Fácil limpeza
Com relação à limpeza, o vidro temperado para banheiro é de fácil higienização. Ele não é propenso ao mofo ou bolor, porém, o uso constante do ambiente poderá render manchas de água, sabonete, shampoo e outros produtos utilizados na conservação do banheiro.
Materiais de limpeza famosos e muitas vezes caros nem sempre são a melhor opção. Muitas vezes, o bom e velho sabão neutro e uma bucha limpa funcionam bem. Certifique-se de enxaguar os resíduos de sabão e usar um rodo para remover gotas de água para evitar marcas. O vidro, além de limpo, deixará seu banheiro com aparência de novo.
Saiba como manter a limpeza do vidro temperado para banheiro em nosso artigo Como limpar vidros? Confira dicas e truques para um brilho impecável.