02/08/2024

imagem do post imagem do post

Compartilhar artigo

Ao construir ou reformar um ambiente, é natural se preocupar com a escolha de revestimentos, o tipo e a marca dos materiais e dos móveis, mas nem sempre isso acontece com a escolha do vidro.

Existem muitos tipos de vidros no mercado, e a escolha vai muito além da estética. Isso porque existem vidros Texturizados, Laqueados, de Proteção Solar, vidros baixo-emissivos, etc… e mais: esses tipos de vidros podem receber diferentes processamentos diversos tipos de processamento, dentre eles, como o laminado e o temperado.

Mas o que seria o processamento ou beneficiamento do vidro?

Indústrias de vidro como a Cebrace, a maior produtora de vidros e espelhos da América do Sul, geralmente fabricam as chapas dos vidros planos, já com características como a especificação e cor, espessura e dimensão necessárias considerando o tipo de vidro encomendado pelas empresas de beneficiamento: vidro de proteção solar, vidro extra clear, laqueado, texturizado, etc.

Já as As empresas de beneficiamento de vidro compram as chapas das fábricas e as transformam em produtos já preparados para serem repassados ao instalador. Isso porque a chapa precisa ser cortada, lapidada, e pode ser usada de forma monolítica, temperada, laminada ou insulada, dependendo do recomendado para cada tipo do vidro e conforme o manual de instruções fornecido pela fabricante e utilização desejada.

As empresas processadoras ou beneficiadoras são responsáveis por transformar esse vidro, e distribuí-lo às vidraçarias instaladoras. Algumas dessas empresas podem apenas laminar, outras irão temperar, e podem ainda fazer as duas coisas: temperar e laminar.  Elas têm equipamentos próprios para isso, inclusive podem fazer outros processamentos, como curvar ou insular, se necessário, e dependendo do tipo de beneficiadora.

Mas então, qual a diferença entre vidro temperado e vidro laminado?

Conheça o vidro temperado

Depois que a empresa processadora comprou as chapas de vidro que ela pretende temperar de acordo com a recomendação do fabricante, as peças no tamanho final de uso passam pelo processo de a fabricação do vidro temperado envolve o aquecimento e resfriamento rápido do vidro em um forno de têmpera, que pode ter configuração horizontal ou vertical. Esse procedimento modifica a estrutura do vidro, tornando-o até cinco vezes mais resistente à quebra por impacto em comparação ao vidro comum. É importante ressaltar que, após a têmpera, não é possível recortar o vidro, por isso é de suma importância que a dimensão final das peças, bem como furos e recortes sejam feitos antes do processo de têmpera.

Uma curiosidade que talvez muitos não saibam sobre o vidro temperado é sua capacidade de suportar até 200ºC de diferença de temperatura, o que o torna ideal para aplicações em locais como variação de temperatura, como tampas e portas de fornos.

Além disso, uma das principais características do vidro temperado é sua fragmentação em pequenos pedaços de aspecto não pontiagudo, o que o reduz o risco de acidentes em caso de quebra, sendo a solução ideal para aplicações estruturais autoportantes.

Aplicações nas quais você encontra os vidros temperados:

  • Portas: oferecem maior resistência e segurança, sendo ideais para entradas principais e portas internas.
  • Janelas: proporcionam maior proteção contra impactos e intempéries, mantendo a estética elegante.
  • Divisórias: ideais para criar ambientes distintos sem sacrificar a resistência e segurança.
  • Box de banheiro: resistentes a impactos e variações de temperatura, são perfeitos para ambientes úmidos.
  • Móveis: utilizados em tampos de mesa e prateleiras, combinam durabilidade com design.

É claro que para ter uma especificação correta e segura é preciso consultar um profissional especializado. A ABNT NBR 7199 estabelece o tipo de vidro correto para ser utilizado em cada situação, de olho na segurança dos usuários como prioridade, sempre.

Conheça o vidro laminado

O vidro laminado é considerado um vidro de segurança. Sua composição inclui duas ou mais lâminas de vidro interligadas por camadas de polivinil butiral (PVB) ou resina, prensadas sob calor e pressão.

Com a segurança reforçada, em caso de quebra, os cacos permanecem presos, proporcionando resistência a diferentes níveis de impacto e vandalismo. Ou seja, se acontecer um acidente ou tentarem quebrar o vidro, o fato de ser laminado evita o devassamento do vão.

Basta lembrar do para-brisa dos carros que, em caso de acidente, precisa ser retirado com ajuda de ferramentas. Isso porque, caso caia algum objeto ou haja colisão frontal com o carro, o vidro laminado evita o atravessamento, garantindo maior segurança ao motorista.

Vale ressaltar que, conforme a necessidade da proteção – segurança de pessoas e/ou de bens patrimoniais –, o laminado pode resistir a diferentes níveis de impacto, desde que seja ensaiado e classificado como vidro laminado de segurança tal de acordo com a NBR 14697.

Aplicações onde são utilizados vidros laminados:

  • Coberturas
  • Fachadas
  • Sacadas
  • Guarda-corpos (a consultar a altura e o que as normas determinam para cada ocasião)
  • Portas
  • Janelas
  • Divisórias
  • Vitrines
  • Pisos

Em algumas das aplicações mencionadas acima, o uso do vidro laminado é obrigatório. Consulte a NBR 7199 e um profissional experiente para ter uma especificação segura e em conformidade com as exigências normativas.

Diferenças entre vidro temperado VS vidro laminado

Embora ambos sejam considerados vidros de segurança para aplicações diversas, é importante entender suas diferenças.

O vidro laminado de segurança, por sua composição de camadas interligadas, mantém os cacos presos em caso de quebra, ou seja, permanece intransponível até que seja substituído, trazendo segurança aos usuários.

Já o vidro temperado é ideal em aplicações que exigem o máximo de resistência contra impactos mecânicos, pressão de vento, etc. Ambos são considerados, por norma, vidros de segurança, pois reduzem o risco de ferimento em caso de quebras quando comparados a um vidro comum – sem processamento.

É super importante destacar que o uso destes vidros é regulado para cada aplicação, levando em consideração suas características primordiais que preservam e minimizam o risco aos usuários.

Ao entender as diferenças entre vidro temperado e laminado, você pode tomar decisões informadas que atendam aos padrões de segurança e demandas estéticas do seu projeto.

Conheça a linha de vidros laminados Cebrace e eleve seu projeto arquitetônico a um novo patamar de excelência.